segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Olá  amigos
Hoje estarei falando um pouco sobre duas abordagens psicológicas na qual eu utilizo  em meus  trabalhos como  psicologa.

Uma  breve  apresentação dos criadores  e  pensadores  das abordagens TCC, e T.C.
Terapia Comportamental Cognitiva foi desenvolvida por Aaron Beck e seu colaboradores em 1960, Estruturada e orientada ao presente, para depressão,  pensamentos e  comportamentos disfuncionais,  o modelo TCC, propõem que  os pensamentos distorcidos ou disfuncional que ( influenciam o humor e o comportamento do sujeito) sendo comum  em pacientes com  distúrbios psicológicos. 
Na TCC, o psicologo busca, uma variedade de formas de produzir mudanças cognitivas, mudanças no pensamentos e no sistema de crenças do  paciente visando promover mudanças emocional e comportamental duradoura.
  Algumas Técnicas Utilizadas em  terapia  Cognitivas Comportamental.

Técnica de Relaxamento, Dessensibilizacão  Sistemática, Tarefa de  Casa,  Treino de Assertividade, Autoinstrução, Treino de Habilidade Sociais etc;

A Terapia Comportamental é utilizada para designar um grupo de abordagens orientadas para a modificação do comportamento. Surgiu na década de 50, a partir de diferentes localizações, nomeadamente dos EUA, através do trabalho de B.F. Skinner sobre o condicionamento operante, e da África do Sul, através do trabalho de J. Wolpe sobre a dessensibilizacão sistemática.
A intervenção é de curto prazo e focada no presente. Frequentemente envolve tarefas a realizar entre sessões. Parte de objetivos definidos com base naquilo que a pessoa deseja mudar, que geralmente é um ou mais comportamentos específicos indesejados. 
Centra-se na modificação do(s) comportamento(s).
Nos próximos encontro estarei postando as formas de tratamento dentro de cada perspectiva tanto da TC, quanto de TCC. 
ate la então;

Nenhum comentário:

Postar um comentário